15 de Dezembro – Dia do Arquiteto

18 de dezembro de 2020

Tudo no mundo foi arquitetado, tudo que olhamos ao nosso redor foi projetado e pensado por alguém. Nesta data tão especial queremos homenagear os profissionais essenciais no planejamento e criação de projetos de mobiliário: os arquitetos.

Sabemos que a arquitetura é muito mais profunda do que podemos imaginar. Ela é um processo de amadurecimento, de criar espaços inusitados, proporcionar transformações positivas nos ambientes, trazendo mais alegria e felicidade através da experiência gerada e percebida em cada novo projeto. E, para destacar ainda mais essa data marcante, convidamos o arquiteto Claudio Lima, parceiro da indústria Bentec, para contar um pouco mais da sua trajetória e da sua profissão.

Arquiteto Claudio Lima. Foto: Fotógrafa de Sorrisos (@fotospormaria)

Qual é o trabalho de um arquiteto?

Segundo Claudio, o trabalho de um arquiteto vai muito além de planejar e fazer o projeto propriamente dito: “estamos atuando mais como consultores, pois estamos presentes em todas as etapas do projeto, desde a idealização, execução, até o pós”. A função principal do arquiteto é trazer qualidade de vida para as pessoas, deixar os ambientes com mais vida, proporcionando uma sensação mais agradável.

Para Claudio, o convívio com os clientes gera um vínculo muito forte. Por exemplo, em uma reforma ou obra são pelo menos seis meses de convivência quase que diária. “A gente entra na intimidade do cliente, isso faz com que seja possível entender um pouco mais da vida dele e, consequentemente, melhor atender as suas necessidades”.

Projeto do arquiteto Claudio Lima e execução da Bentec Niterói. Foto: Enio Soares.

Por que é importante o cliente ter o acompanhamento de um arquiteto?

Ao idealizar um projeto existe certo grau de dificuldade e algumas limitações. Algumas são possíveis de resolver antes de iniciar a execução. Outras situações surgem durante o andamento da obra, exigindo adaptação. “Nosso olhar vai ser totalmente estratégico, porque idealizamos o projeto e, desta forma, quando houver adaptações, já teremos melhor compreensão, pois sabemos todas as nuances e tudo que é possível para deixar o ambiente o mais fiel possível ao que foi apresentado ao cliente”, comenta Claudio.

O acompanhamento profissional na aquisição dos produtos é muito importante, pois muitas vezes o cliente não tem conhecimento técnico. Assim, a participação do arquiteto otimiza, fideliza e embeleza o que foi projetado.

Projeto do arquiteto Claudio Lima e execução da Bentec Niterói. Foto: Antônio Schumacher.

Arquitetos e designers podem trabalhar em conjunto?

Segundo Claudio: “Sim, é muito possível. Sou formado em Arquitetura e Urbanismo e também fiz pós-graduação em Designer de Espaços. Isso possibilitou ter mais conhecimento para poder aplicar a metodologia que eu aprendi e, com certeza, faz toda a diferença no meu trabalho. O resultado é sempre surpreendente!”.

Projeto do arquiteto Claudio Lima e execução da Bentec Niterói. Foto: Antônio Schumacher.

Como é ser arquiteto e atuar no segmento de móveis planejados?

Para Cláudio, as lojas de planejados facilitaram muito a vida dos profissionais: “antes tínhamos um esforço maior para fazer todo o detalhamento, para entregar, para poder fazer marcenaria, que é uma coisa altamente trabalhosa”. Hoje é possível escolher os acabamentos, detalhes, dobradiças, puxadores e cores. “Conseguimos simular na frente do cliente cada cantinho no 3D, e isso ajuda muito. Nas lojas existem modulações diferentes, seguindo nosso projeto cada uma tenta se ajustar da melhor maneira para respeitar a fidelidade”.

O pós-venda também é fundamental, sendo que “a gente procura trabalhar com parceiros sérios, como a Bentec, que sempre nos dão assistência e resolvem os problemas com rapidez. Isso gera muita credibilidade, deixa a gente muito confortável em poder indicar, levar o cliente na loja, porque sabemos do trabalho bem feito, bem executado e temos a certeza que vai ser um sucesso em todas as etapas”.

Claudio ainda salienta: “trabalhamos muito com a linha de planejados e é algo que tem dado muito certo. O resultado final, provindo da possibilidade de misturar materiais, como vidros, ferragens, alumínios e peças usinadas torna-se um sonho para o cliente. Para o arquiteto e designer, trabalhar com planejados, ainda mais quando a fábrica é bem flexível como a Bentec, proporciona segurança em saber que o projeto vai ser executado conforme planejado”.

Projeto do arquiteto Claudio Lima e execução da Bentec Niterói. Foto: Antônio Schumacher.
ArquiteturaDia do Arquiteto
news

News


nome