Pedras: elementos destaque no seu mobiliário

4 de setembro de 2019

Por Stefany Isbrecht, canal Nammedida

As pedras são complementos muito utilizados para deixar o mobiliário da residência ou escritório ainda mais elegante. O uso de pedras, no geral, é indicado para bancadas que podem vir a umedecer. Os tipos mais conhecidos são o mármore e o granito, pedras naturais extraídas das jazidas. Para compreender melhor cada uma dessas pedras, elencamos algumas características através das quais podemos conhecer mais a fundo cada material, bem como as diferenças entre eles.

Granito

O granito possui uma cor predominante e é bastante resistente, sendo indicado para bancadas e pisos. Muito utilizado na construção civil, quando escolhemos o granito podemos trabalhar com uma diversidade de cores em que o material é encontrado. Outra característica do granito é sua porosidade, por isso a peça pode sofrer alteração na tonalidade devido à absorção de elementos externos como, por exemplo, produtos de limpeza. No Brasil o granito tem um preço competitivo, considerando que o país é um dos maiores produtores e exportadores desse material.

Granito Roma Imperiale no projeto desenvolvido pela arquiteta Renata Souza em parceria com a Bentec Aracaju. Foto: Gilton Rosas.
Projeto desenvolvido pela Singulare Arquitetura em parceria com a Bentec Aracaju. Foto: Gilton Rosas.

Mármore

Mármore Branco Paraná, no showroom da Bentec Maringá. Foto: Huell Fotografia.

O mármore é caracterizado por uma cor mais uniforme e pelos seus veios marcantes. É indicado para uso em painéis, revestimentos e pisos com pouco fluxo de pessoas. O material é mais poroso que o granito, podendo também absorver elementos externos como, por exemplo, gordura. O custo do mármore é mais alto no Brasil, pois esse material não é produzido no país e, portanto, precisamos importá-lo.

Mármore preto absoluto em projeto desenvolvido pela Bentec Santa Rosa.
Projeto desenvolvido pela Bentec Santa Rosa.

Além do mármore e do granito, há também outras pedras que são indicadas para bancadas e revestimentos, configuradas pela alta dureza e pouca porosidade. Confira as principais características de cada uma delas nos próximos itens.

Superfície Compacta De Quartzo (Silestone)

O Silestone, conhecido por esse nome devido à empresa ser pioneira na produção de Superfície Compacta de Quartzo, é uma pedra artificial vinda de Europa. Ela apresenta grande durabilidade e resistência, além de textura lisa e brilho. O Silestone também pode ser encontrado em diversas cores.

Projeto desenvolvido pela arquiteta Renata Souza em parceria com a Bentec Aracaju. Foto: Gilton Rosas.

Quartzito

É uma pedra natural, com dureza e aparência semelhantes ao mármore, que possui diversas cores. O quartzito é indicado para aplicação em tampos de cozinha, painéis, banheiros e pisos. E, apesar de ser um material abundante no Brasil, o processo de fabricação possui alto custo.

Casa Cor Paraíba 2018 | Bentec Paraíba | Arquiteta Sandra Moura | Fotógrafo Vilmar Costa

Corian

O corian é uma pedra artificial, resistente e antibacteriana. Por isso mesmo, é indicado para tampos de cozinha, banheiro e hospitais. Além isso, o material é maleável e pode ser trabalhado com soldagem. O corian tende a não manchar.

Fonte: http://www.corian.com.br
Fonte: http://www.corian.com.br

Superfície Ultracompacta Sintetizada (Dekton)

O Dekton é uma pedra artificial, também conhecida popularmente pelo nome da empresa pioneira na fabricação de Superfície Ultracompacta Sintetizada. Esse material é altamente resistente devido ao seu processo de fabricação, sendo indicado para bancadas úmidas e revestimentos. Podemos encontrar o Dekton em diversas cores.

Casa Cor Fortaleza | Bentec Fortaleza

Além desses elementos, ainda temos algumas pedras diferenciadas, que possuem uma grande aceitação no mercado atual. A mais conhecida é o ÔNIX, uma pedra naturalmente translúcida, importada da Turquia e Afeganistão. Sua atratividade se dá principalmente quando iluminada e, por isso mesmo, é indicada para uso em elementos decorativos, como painéis, revestimentos e lavabos de menor fluxo. Porém, o ônix possui um alto custo de fabricação.

Ônix translúcido no projeto desenvolvido pela arquiteta Renata Souza em parceria com a Bentec Aracaju. Foto: Gilton Rosas.

Para quem gosta desse tipo de pedra, mas acha que o alto custo não compensa, já existe um processo de fabricação específico que utiliza pedras como granito, mármore, quartzito e outros (que possuem um valor mais em conta) para ter um resultado semelhante ao Ônix iluminado. As chapas dessas pedras, com 5 mm de espessura, podem ser aplicadas sob uma manta acrílica e iluminadas na parte de trás da peça, gerando um efeito muito similar à primeira opção.

FONTES:

AmbientesArquiteturaDecoraçãoDesignMobiliárioPedras
news

News


nome