MDP e MDF: principais diferenças e indicações de uso
2 de outubro de 2019
A escolha da matéria-prima é um processo essencial na fabricação de móveis de qualidade, e deve ser muito bem pensada pela equipe de desenvolvimento de projetos. Na Bentec, são utilizadas duas matérias-primas: MDP e MDF. Conheça a seguir as principais características e diferenças entre essas duas possibilidades.
MDP
O termo MDP é a sigla de Medium Density Particleboard, que em português significa painel de partículas de média densidade. Trata-se de um painel formado por três camadas de partículas de madeira, sendo uma grossa no miolo e duas finas na superfície. Essa composição heterogênea garante ao produto grande resistência estrutural.
As chapas podem ser produzidas a partir de partículas de pinus (aspecto mais claro e tons amarelados), de partículas de eucalipto (tons avermelhados e aspecto mais escuro) ou da mescla de ambos. É proveniente de madeiras de reflorestamento, com cadeia ecologicamente sustentável, sendo que, na Bentec, existe a exigência da certificação FSC (Forestry Stewardship Council) para seus fornecedores.
Em comparação ao MDF, as chapas de MDP são mais leves e respondem melhor às modificações do ambiente, absorvem menos umidade, aceitam melhor a fixação através de ferragens, bem como apresentam maior resistência ao empenamento.
MDF
O termo MDF (Medium Density Fiberboard), quando traduzido para o português, significa placa de fibra de média densidade. Esse material é resultado da mistura da fibra da madeira com resinas sintéticas, sendo, por sua homogeneidade, uma madeira que permite mais criatividade no design.
Assim como o MDP, o MDF também é produzido tendo como base partículas de pinus, de eucalipto ou da mescla de ambos, e sendo proveniente de madeiras de reflorestamento, com cadeia ecologicamente sustentável e certificação FSC (Forestry Stewardship Council).
O MDF é mais adequado quando utilizado para pinturas, já que permite, por exemplo, que a finalização da pintura laca seja mais homogênea, sem irregularidades na superfície. Também é largamente utilizado para a aplicação de cortes, usinagem em baixo relevo e entalhamento nas partes aparentes dos móveis, devido à sua maleabilidade.
Qual é a principal diferença entre MDP e MDF?
A principal diferença entre o MDP e o MDF está na sua construção. O MDP, devido às três camadas internas, tem uma maior resistência estrutural, o que favorece o uso desse material em artigos de linha reta, como portas, prateleiras, gavetas e demais peças retas.
O MDF, por conta da sua composição, apresenta maior maleabilidade, permitindo a formação de curvas e painéis com usinagens mais complexas, sendo utilizado principalmente em artesanatos ou móveis com acabamentos pintados.
E, afinal, qual deles é melhor?
Tanto o MDP como o MDF são matérias-primas de alta qualidade e produzidos sobre processos altamente controlados. Ambos são resistentes e duráveis e, como são utilizados junto a ferragens e acabamentos de qualidade, suas diferenças se tornam imperceptíveis. Cada um deles tem seu papel e os dois são excelentes opções quando utilizados de forma correta.
Na Bentec todos os projetos são estruturados com o revestimento melamínico. Nas peças externas, como laterais, portas e tampos, a aplicação de bordas é feita nos quatro lados da peça, seja em chapas de MDP ou MDF. Assim, as superfícies ficam protegidas e evita-se a exposição direta às alterações de temperatura e umidade do local, o que prolonga a durabilidade do móvel e preserva a sua qualidade, independente de qual for a matéria-prima utilizada.
Com relação à escolha do MDP e do MDF, é imprescindível que o profissional ou a equipe responsável pelo projeto considere a sua estruturação, a sua usabilidade e a aplicação de outros materiais. Assim, deverá ser optada a matéria-prima mais adequada conforme cada projeto e objetivo, permitindo que as execuções sejam realizadas de forma mais assertiva.
FONTES: