Conheça a fábrica Bentec e o processo produtivo
17 de outubro de 2019
A indústria moveleira vive hoje o que chamamos de indústria 4.0, marcada pelo acréscimo da tecnologia, mudanças constantes e revolução digital. Na indústria moveleira, veem-se processos de fabricação cada vez mais autônomos, eficientes e personalizados. Todas essas mudanças de paradigma exigem uma readequação por parte das fábricas do setor, inclusive nos processos produtivos.
Cadeia de produção Bentec
O processo produtivo de uma indústria de móveis planejados inicia pela escolha da matéria-prima. Na Bentec, trabalha-se com chapas de MDF e MDP, recebidas de fornecedores selecionados. O critério da indústria para a escolha dos fornecedores de matéria-prima consiste na garantia de remanejamento florestal, ou seja, eles precisam apresentar certificação FSC (Forestry Stewardship Council) ou comprovar o licenciamento por meio do selo de classificação da matéria-prima. Outro critério adotado pela Bentec para a escolha do fornecedor consiste na logística, visto que a indústria busca atender ao prazo de mercado e, consequentemente, os fornecedores precisam entregar a matéria-prima em tempo hábil.
O próximo passo é fazer a gestão do processo produtivo. Esse trabalho avalia os tempos e os movimentos a serem realizados internamente e que, posteriormente, revertem em custos para a indústria. Nesse sentido, vale destacar que a automação permite que os processos sejam mais eficientes e qualificados. Para garantir esse resultado, a Bentec trabalha com maquinários italianos e alemães, que são os tipos mais avançados do mercado. Eles são utilizados de maneira complementar, visto que cada um deles possui um foco: o maquinário italiano preocupa-se mais com os detalhes e com o acabamento; já o acabamento alemão se destaca por sua rapidez e produtividade.
Já na linha de produção, os principais processos que ocorrem são: corte, borda, usinagem, limpeza/acabamento, embalagem/expedição. Na Bentec, todas as peças cortadas saem da máquina com um código de barras, que funciona como registro de processo e, também, chave de movimentação durante toda a cadeia produtiva. Geralmente as peças saem da máquina de corte com alguns centímetros a mais do que solicitado, propositalmente, para que, na máquina de bordeamento, sejam feitos os ajustes necessários até se chegar ao tamanho correto.
Além disso, nesse mesmo equipamento é feito o acabamento da peça. Para garantir um melhor resultado, a Bentec utiliza a cola PUR, 100% à prova d’água e aplicada em bastão. Essa cola tem se destacado no mercado de móveis porque possui muitas vantagens na sua utilização, como: redução da quantidade de cola; bordas mais resistentes do que as tradicionais, especialmente em ambientes úmidos ou de calor excessivo; linha que intermedeia a chapa e borda mais suave e linear.
Outro processo destaque é a embalagem, pois na Bentec cada peça é embalada individualmente com plástico bolha e com o uso de cantoneiras. E todas as ferragens são embaladas em caixas, o que reforça a preocupação e o cuidado da indústria no que diz respeito ao transporte, a fim de garantir que o produto chegue na casa do consumidor com a mesma qualidade que saiu da fábrica.
Soluções personalizadas
A Bentec trabalha com a personalização de processos conforme a necessidade de cada cliente. Por isso, não existe um estoque de produtos; a fábrica produz a quantidade necessária para atender aos pedidos, respeitando o seu circuito de produção e o tempo total para a entrega. Nesse sentido, o setor de Engenharia é essencial para a indústria, pois compreende todas as variáveis relacionadas à engenharia de produto e de processo. E, inclusive, o controle do maquinário também é responsabilidade deste setor, que analisa cada peça e cada equipamento, a fim de promover a utilização dos recursos de forma mais adequada.
Na Bentec, o setor de Engenharia conta também com uma área destinada à peças especiais e personalizadas, que atende tanto aos projetos residenciais, como corporativos e de exportação. O objetivo deste setor é atender às demandas mais inusitadas que possam surgir por parte do cliente, prezando pela exclusividade e pela autenticidade.
Nesse sentido, o propósito da Bentec é justamente oferecer soluções diversas para cada necessidade apresentada, aliando o uso dos móveis com serralherias, vidros, pinturas, couros e outros elementos que transformam os espaços em verdadeiros ambientes multifuncionais e agradáveis. Segundo Diogo Ferreira Pinheiro, gerente comercial da Bentec, “A inteligência de uma indústria está ligada à conexão entre pessoas, máquinas e processos”, oferecendo, assim, os melhores resultados.
FONTE:
https://habitusbrasil.com/industria-4-0-setor-moveleiro-revolucao/