Novembro Azul: um alerta para a saúde do homem

27 de novembro de 2019

O movimento Novembro Azul surgiu na Austrália, em 2003, com o objetivo de chamar a atenção dos homens no que diz respeito à conscientização e a prevenção de doenças que atingem o público masculino, especialmente o câncer de próstata, cujo dia mundial de combate é 17 de novembro. Durante todo o mês de novembro são desenvolvidas ações dedicadas à saúde do homem, que buscam conscientizar e encorajar os homens para a prática regular de consultas médicas e exames.

Fonte: Pixabay

Em 2015 o Ministério da Saúde, em parceria com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), divulgou uma nota técnica promovendo a qualificação dos profissionais da saúde, dos agentes comunitários e das equipes de saúde das famílias. O objetivo maior é garantir que essas pessoas estejam capacitadas a esclarecer as principais dúvidas e sintomas do câncer de próstata, divulgar medidas preventivas e orientar os homens com relação à doença.

O câncer de próstata é um tumor que atinge a glândula localizada na frente do reto, abaixo da bexiga e que envolve a uretra. Conforme o Ministério da Saúde, o câncer de próstata é o segundo tipo mais comum que ocorre entre os homens, sendo responsável pela morte de 28,6% do público masculino. No Brasil, a cada 38 minutos morre um homem devido ao câncer de próstata, conforme apontam os dados do Instituto Nacional do Câncer.

Fatores de risco

Segundo o Ministério da Saúde, existem alguns fatores que podem ampliar o risco de desenvolvimento do câncer de próstata. O primeiro deles é a idade, pois o risco de surgimento da doença aumenta com o passar dos anos, sendo que a maioria dos homens diagnosticados no Brasil possuem mais de 55 anos de idade. O segundo fator de risco é o histórico familiar da doença, ou seja, homens cujos familiares de primeiro grau já passaram pela doença são considerados grupo de risco. E, além disso, fatores como sobrepeso e obesidade têm se mostrado impactantes no desenvolvimento do câncer de próstata.

Fonte: Pixabay

Principais sintomas

Uma dificuldade relacionada ao câncer de próstata é que, para a maioria dos homens, os sintomas não são perceptíveis no início da doença. Segundo o Dr. Nury Jafar Abboud Filho, urologista do Instituto do Câncer do Hospital Tacchini de Bento Gonçalves (RS), “o desafio é justamente fazer o diagnóstico enquanto não temos sintomas”. Geralmente, os sinais surgem quando a doença já está em estado mais avançado, o que pode dificultar o tratamento e a cura. Os principais sintomas do câncer de próstata, geralmente percebidos já em fase avançada, são:

  • Dor nos ossos
  • Dores e dificuldade ao urinar
  • Vontade de urinar com frequência
  • Presença de sangue na urina

Como prevenir e tratar

A melhor forma de prevenir e otimizar o tratamento do câncer de próstata é fazendo o diagnóstico precoce. Por isso mesmo, a partir dos 50 anos de idade os homens devem consultar regularmente com médicos urologistas e realizar os exames de toque retal e de sangue, que permitem verificar se há alterações na próstata. Se existir histórico da doença, a recomendação é que esses cuidados passem a ser adotados a partir dos 45 anos.

Fonte: Pixabay

Para o Dr. Nury Jafar Abboud Filho, diferentemente de outros tipos de câncer em que o cigarro, por exemplo, aumenta a chance de surgimento da doença e não fumar é uma prevenção, o câncer de próstata não possui nenhuma prática que garanta sua prevenção. Apesar disso, é importante alertar para o diagnóstico precoce, pois esta atitude aumenta significativamente as chances de cura.

Além disso, ter uma alimentação saudável, com menos consumo de gorduras, colabora para diminuir o risco do câncer. Outro aspecto de prevenção é a prática de exercícios físicos regularmente. Além disso, manter o peso do corpo adequado, consumir pouco álcool e não fumar são hábitos que auxiliam na prevenção do câncer de próstata.

O exame que confirma o câncer de próstata é a biópsia, que consiste na análise laboratorial de “pedaços” retirados da próstata. A partir do diagnóstico positivo para a doença, inicia-se o tratamento, que pode ocorrer por um ou mais métodos, sendo que o principal deles é a cirurgia. Muitas vezes, ela é aliada à radioterapia e ao tratamento hormonal. O Dr. Nury ressalta que “Se o câncer for diagnosticado em fases precoces, são ofertados tratamentos curativos, sendo que os mais utilizados são o tratamento cirúrgico e a radioterapia”. Nos casos mais simples, pode ser realizada apenas a técnica de observação vigilante. Já em casos avançados, quando a doença ultrapassa a próstata, podem ser aplicadas medicações que controlam o crescimento rápido da doença, como hormônios ou medicações por via oral. Todos esses tratamentos são oferecidos gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Novembro Azul na Bentec

No dia 14 de novembro os homens da Bentec participaram de uma palestra sobre conscientização e prevenção do câncer de próstata, ministrada pelo Dr. Nury Jafar Abboud Filho, por meio do Instituto do Câncer do Hospital Tacchini de Bento Gonçalves (RS).

Na ocasião, os homens puderam compreender mais informações sobre a doença e esclarecer dúvidas, estando alertas à importância dos exames e cuidados preventivos para garantir o diagnóstico precoce e ter uma vida com melhor qualidade.

FONTES:
https://www.inca.gov.br/noticias/no-novembro-azul-inca-e-ministerio-da-saude-alertam-para-saude-do-homem
http://bvsms.saude.gov.br/ultimas-noticias/2535-novembro-azul-mes-mundial-de-combate-ao-cancer-de-prostata
http://www.saude.gov.br/saude-de-a-z/cancer-de-prostata
https://www.inca.gov.br/sites/ufu.sti.inca.local/files//media/document//cartilha_cancer_prostata_2017.pdf http://www.ladoaladopelavida.org.br/novembro-azul

Câncer de próstataEventoNovembro Azul
news

News


nome