Tendências do alumínio no mobiliário

29 de julho de 2020

Todos os elementos que compõem o mobiliário são extremamente importantes para que o objetivo do projeto seja atingido e tenha valor agregado. Desde a escolha da matéria-prima até os acabamentos, acessórios e complementos, optar por materiais de altíssima qualidade e com diferenciais costuma gerar excelentes resultados. Nesse contexto, o alumínio é uma tendência no setor moveleiro, podendo ser utilizado de diversas maneiras. Para compreender melhor essa utilização, conversamos com Alex, coordenador de Pesquisa e Desenvolvimento na fabricante Rometal, e Lucas, coordenador do setor Comercial da Alumistar, ambos parceiros da indústria Bentec.

Projeto da arquiteta Paola Bassani e execução da Bentec Vitória. Fotografia: Camila Santos

“A origem do alumínio na arquitetura foi através das esquadrias, e isso ganhou muita força no final dos anos 90 e início dos anos dois mil. Essa mudança foi de grande impacto, pois a aplicação até então feita na sua grande maioria por madeira e parte em ferro, começou a perder espaço para o Alumínio”, conta Alex. Hoje nós vemos uma tendência muito forte do alumínio também nos interiores, a partir dos chamados ambientes industriais. Atualmente esse material é muito reconhecido pela sua sofisticação. “O alumínio é responsável por trazer aos ambientes todo o requinte de tecnologia e modernização, sem que o mesmo perca o toque clássico do dia a dia”, comenta Lucas.

Showroom indústria Bentec. Fotografia: Jeferson Bonatto

O uso do alumínio tem se destacado especialmente pelos seus principais benefícios, como:

  • Alta relação resistência/peso – ao mesmo tempo em que o material é leve, possui uma boa resistência estrutural;
  • Durabilidade – esse elemento possui uma autoproteção natural, tendo mais resistência e, consequentemente, mais durabilidade;
  • Maleabilidade – a propriedade mecânica do alumínio permite sua utilização em diversas formas;
  • Resistência à corrosão – sua autoproteção natural facilita a sua conservação e permite que seja utilizado em ambientes mais propícios à corrosão, como áreas litorâneas;
  • Diversidade de acabamentos – esse elemento pode ser pintado ou anodizado, oferecendo inúmeras possibilidades;
  • Infinitamente reciclável – o alumínio é um elemento sustentável, pois pode ser constantemente reciclado.
Projeto da arquiteta Sandra Moura e execução da Bentec Paraíba para a Casa Cor Paraíba 2018. Fotografia: Vilmar Costa

Além disso, o alumínio é o terceiro elemento mais abundante na Terra, e o mais recente a ser manipulado pelo ser humano. Devido a sua facilidade e praticidade, o alumínio pode ser aplicado em praticamente todos os ambientes da casa, sendo que algumas vezes sua presença é sutilmente percebida, apesar de estar frequentemente nos ambientes. Nas cozinhas, por exemplo, o alumínio é indicado para a estruturação de portas e puxadores, nichos, divisores de gavetas, prateleiras laterais e suspensas. Em dormitórios e closets, esse elemento pode ser utilizado em portas de armários, acessórios e, em alguns casos, como estruturação. Outro exemplo é a aplicação do alumínio nos banheiros, onde geralmente é utilizado na estruturação do móvel e do Box, além de puxadores e acessórios. E nas salas de estar o alumínio pode ser aproveitado como item de decoração, ou aplicado em divisórias entre piso e teto ou piso e parede, contribuindo para a integração dos ambientes e preservação da privacidade.

Projeto do arquiteto Claudio Lima e execução da Bentec Niterói. Fotografia: Enio Soares

Quando questionado sobre a aplicabilidade do alumínio no cenário corporativo, Lucas comenta que esse material também pode ser aproveitado de diversas maneiras, pois apresenta praticidade no manuseio e facilidade de adaptação. E, por isso mesmo, o alumínio está cada vez mais presente nesse ambiente, visto que o mercado exige mudanças rápidas e adaptações físicas conforme cada projeto. Assim, segundo Lucas, o alumínio pode ser utilizado em divisões de escritório, painéis para apresentações, prateleiras, dentre outras possibilidades. No contexto corporativo as soluções precisam ser dinâmicas, por isso, para Alex, “aplicações como divisórias de ambientes e estruturação do mobiliário ganham muita força”.

Showroom da Bentec Maringá. Fotografia: Huell Fotografia

Ainda há muito que se descobrir e ampliar quando se trata do alumínio no mobiliário. Hoje, esse material é utilizado desde complementos finais, como puxadores, até grandes divisões de ambientes, sejam eles residenciais ou corporativos. Segundo Alex, as análises de tendências apontam um crescimento ainda maior da utilização do alumínio nos próximos anos. “Aplicações com vidros semi ou totalmente transparentes e ainda com iluminação serão os grandes aliados do alumínio”, comenta ele. A perspectiva é que o alumínio esteja muito presente nos ambientes, complementando novas opções de projetos de mobiliário.

AlumínioMobiliário
news

News


nome