Cloud Dancer é poesia no nome e presença poderosa nos projetos
Por Isis Zaro Frighetto, arquiteta
Em um mundo cada vez mais acelerado, as cores tem um papel de importância crescente. A escolha do Cloud Dancer como Cor Pantone 2026, um branco suave, quase etéreo, não é por acaso. Ela traduz um desejo coletivo de pausa, clareza e calma. E, sim, de poesia.
No mobiliário residencial, ela mantém o protagonismo conquistado há anos e ganha significado profundo: ela convida a fazer um reset para nos reconhecermos novamente, sem interferências.
O branco como resposta ao excesso
Vivemos uma era marcada por múltiplas camadas de estímulos: informações, imagens em excesso, cores e acúmulos desnecessários. Nesse contexto, a cor de 2026 surge como um contraponto consciente a esse cenário. Nosso olhar para ela não é o da ausência de cor, mas o da criação de espaço para respirar, sentir, perceber, e como uma oportunidade de reconexão com a essência.
O uso do branco no mobiliário ganhou força no Movimento Modernista, com o minimalismo eliminando tudo o que era considerado excessivo e supérfluo – das formas às cores. E o branco se impôs pela leveza e, hoje, podemos considera-lo sinônimo de permanência. Por isso, em 2026, ele retorna renovado e com ainda mais força. O branco que atravessa tendências porque fala de essência, de escolhas duráveis, conscientes e alinhadas ao morar sustentável, valores fundamentais quando falamos de personalização e de mobiliário feito para durar.
Reset sensorial e saúde mental
A casa voltou a ocupar um lugar central em nossas vidas. E voltar para casa tornou-se um refúgio emocional, que ajuda a manter a saúde mental. Nesse contexto, as cores têm um papel relevante sobre as emoções, podendo ajudar a reduzir o estresse e favorecer o bem-estar. E o branco de 2026 atua como um reset sensorial: ele organiza, acalma e cria ambientes que favorecem o equilíbrio. Resetar, aqui, não significa apagar, mas recomeçar de forma consciente, reconhecendo o que realmente importa.
Além dos aspectos sensoriais, no mobiliário residencial, o Cloud Dancer se comporta como um pano de fundo. Ele valoriza, respeita e destaca design, potencializando a personalidade de um projeto, pois permite que diferentes materiais, cores e texturas dialoguem, criando espaços marcantes para diferentes estilos.

Projeto, diálogo e essência
Nos projetos de mobiliário a escolha do branco nasce do encontro entre o olhar técnico e a sensibilidade do arquiteto para uma leitura atenta do desejo dos clientes, compreendendo o projeto como extensão de quem o habita.
E é nesse ponto, de escuta ativa, que a essência se revela.
A cor do ano confirma que, quando bem usada, vai além de uma escolha estética. Ele se torna calma, pausa e presença. Em um tempo que pede menos ruído, o branco se reafirma como um gesto de retorno ao essencial, que permite que cada projeto revele sua verdadeira identidade.
Poético no nome e poderoso na prática, o Cloud Dancer traduz um morar que respeita o tempo e a singularidade de quem habita. Um branco que não apaga mas que cria o espaço necessário para que histórias possam ser vividas com essência.

Contato
E-mail: marketing@bentec.com.br
Site: https://bentec.com.br/pt/
Nosso Instagram: https://www.instagram.com/bentecoficial/
Conheça nossas lojas autorizadas pelo Brasil: https://bentec.com.br/pt/lojas-autorizadas/