Home Office: como os móveis planejados podem contribuir com esse cenário

8 de maio de 2020

A situação atual que o Brasil e o mundo vivem é novidade para muitas pessoas, que nunca passaram por nada parecido antes. Certamente, teremos que nos adaptar e, muitas vezes, mudar o nosso comportamento para conseguirmos ir adiante com nossos planos e objetivos, de acordo com o que for possível nesse momento. Algumas dicas como estabelecer uma jornada de trabalho e fazer uma lista de tarefas auxiliam na organização e contribuem para um trabalho mais eficiente. Além disso, manter o foco e desligar-se das notícias desnecessárias são ações essenciais para garantir a produtividade.

Muitas pessoas estão aprendendo a trabalhar de suas próprias casas, com espaços improvisados. Nesse cenário diferente do habitual, o home office tem se mostrado um grande aliado aos negócios. Para a indústria moveleira e para os profissionais de arquitetura e design, esse contexto gera oportunidades no desenvolvimento de espaços pensados exclusivamente com o foco no trabalho em home office.

Projeto desenvolvido pela arquiteta Renata Souza, em parceria com a Bentec Aracaju. Fotografia: Gilton Rosas

Sabemos que, para desempenhar boas ações nesse formato, muitas habilidades pessoais precisam ser exploradas, mas, além disso, ter um ambiente adequado colabora muito para que os resultados esperados sejam atingidos. Assim, é preciso pensar, por exemplo, na iluminação e na sonorização adequadas para uma videoconferência, na ergonomia dos móveis, para que sejam, além de confortáveis, corretos para o uso durante várias horas de trabalho. Esses e outros aspectos são fundamentais para que o funcionário esteja bem amparado no período em que estiver desenvolvendo sua função.

Se possível, dê preferência para cômodos com iluminação natural e moderada, pois ambientes extremamente iluminados ou com baixa iluminação não são adequados para a visão do usuário. É ideal ter uma mesa ou bancada e cadeiras confortáveis, em tamanhos corretos. Vale prestar atenção nas distrações desse local, pois quanto mais tranquilo for esse ambiente melhor. A dica é um espaço sem a presença de televisores e, se possível, sem a circulação de outras pessoas. Isso colabora para ampliar a concentração do usuário e faz as atividades fluírem melhor. A organização do espaço, junto aos demais itens, facilita o processo de trabalho e a produtividade do funcionário. Para isso, procure manter no espaço somente os itens necessários para a execução do trabalho.

Projeto desenvolvido pela Singulare Arquitetura, em parceria com a Bentec Aracaju. Fotografia: Gilton Rosas

Além disso, outro formato de trabalho associado ao home office é o que podemos chamar de “home studio”, que engloba os funcionários que estão fazendo do seu lar os próprios espaços onde trabalham, como por exemplo jornalistas, comunicadores em geral, e nesse sentido, até mesmo professores com videoaulas, profissionais da saúde em atendimento online, dentre outros. E, em todos esses casos, é importante pensar na acústica, na estética, na funcionalidade e na iluminação desse ambiente. Tudo para que o profissional consiga trabalhar em um local confortável e adequado.

Projeto desenvolvido pela arquiteta Daniela Caser, em parceria com a Bentec Vitória. Fotografia: Camila Santos

Nesse sentido, os móveis planejados podem ser usufruídos para criarem uma estação de trabalho multifuncional, permitindo que esse espaço seja utilizado de diversas formas na casa. Cada morador tem uma necessidade diferente, por isso os móveis pensados de forma a atender essas demandas são os mais funcionais. Tanto nas dimensões, como nas cores e nos acessórios, os móveis planejados conseguem atender aos usuários da melhor maneira. Essa adaptação às necessidades gera conforto e garante a ergonomia, contribuindo para um home office mais atraente, dinâmico e prazeroso.

Projeto desenvolvido pela arquiteta Paola Bassani, em parceria com a Bentec Vitória. Fotografia: Camila Santos
Home officeMobiliário
news

News


nome