Móveis e sustentabilidade: um vínculo cada vez mais forte
12 de agosto de 2020
Que a sustentabilidade é um tema atual não há dúvida. Além das preocupações ambientais, com a poluição e as mudanças climáticas, a sustentabilidade está gerando um movimento de alteração no modo de consumir produtos e serviços, produzir materiais e conduzir a vida. Nesse sentido, as moradias e espaços de trabalho estão sendo readequados, influenciados também pelas transformações necessárias a partir do isolamento social mundial.
A sustentabilidade consiste na redução do desperdício de recursos, na reutilização dos materiais e na preservação do ecossistema, sendo que a tecnologia é um fator aliado a essa tendência. Segundo o site Habitus Brasil, o respeito ao meio ambiente pode ser expressado no mobiliário como uma forma afetiva para a comunidade que nos rodeia, no sentido de pensarmos de forma sustentável dentro da nossa própria casa para, então, transpassarmos isso aos demais. A Bentec entende por sustentabilidade a certeza de continuação do trabalho e da criação, a fim de garantir a perpetuação de matérias-primas que são fundamentais para as novas gerações.
No mobiliário, a sustentabilidade inicia ainda na escolha da matéria-prima, até o reaproveitamento do móvel. Os produtos da Bentec respeitam o meio ambiente e são provenientes de florestas renováveis. A consciência de que a empresa deve trabalhar sem causar prejuízos ao ecossistema é um valor que sempre guiou as atividades da Bentec, por isso as matérias-primas da empresa possuem certificados ambientais e selos de aprovação. Utilizar madeiras e outros materiais provindos de fontes renováveis também são características do mobiliário sustentável.
Nesse cenário merece destaque o ecodesign, que busca a preservação do meio ambiente e do futuro do planeta, utilizando o design criativo e inovador para reinventar espaços. Assim, a escolha de materiais, ferragens e acessórios adequados faz toda a diferença quando o objetivo é manter um ambiente tecnológico, moderno e, ao mesmo tempo, sustentável. As soluções para um futuro mais sustentável podem começar no mobiliário e outros itens internos da casa e do trabalho, para depois refletir na comunidade e na sociedade, como um todo.
A sustentabilidade é algo que se aplica passo a passo e com a participação de todos. Por isso, é fundamental a postura e a consciência das indústrias moveleiras no sentido de evitar o desperdício, buscando adquirir matérias-primas de fornecedores que seguem as normas internacionais de qualidade e sustentabilidade. As pessoas que utilizam os móveis também podem praticar a sustentabilidade, adquirindo somente itens aprovados pelos órgãos fiscalizadores do meio ambiente e optando pela compra de móveis mais duráveis, a fim de evitar o descarte em excesso da matéria-prima. Se pessoas e indústrias fizerem a sua parte, certamente haverá um encaminhamento positivo para a preservação dos recursos naturais e para a promoção da sustentabilidade como um todo.
FONTE:
https://habitusbrasil.com/planeta-casa-conceito-casacor-2019/