Mobiliário para pets: um mercado em ascensão
10 de setembro de 2020
Não há dúvida que o mercado pet está em ascensão. Especialmente os chamados “filhos de quatro patas” têm estado cada vez mais presentes nas famílias e nos lares, com uma relação afetiva muito próxima das pessoas. Nesse sentido, os pets são considerados membros da família e recebem extrema atenção e cuidados dos seus donos, que prezam pelo bem-estar e pelo conforto dos animaizinhos.
Essa mudança de comportamento na sociedade possibilitou a criação de novos negócios voltados para o segmento, ou então a adaptação para esse mercado. E, nesse contexto, os móveis planejados possuem uma oportunidade de explorar ainda mais sua capacidade criativa e produtiva para atender de uma maneira especial aos cães, gatos e outros animaizinhos que fazem parte dos lares. Assim, os designers e arquitetos têm como missão desenvolver soluções que permitam ao pet estar no ambiente e utilizá-lo como os demais membros da família.
Segundo a Habitus Brasil, a IKEA, empresa global de móveis e decoração, foi uma das marcas que se destacou no desenvolvimento de itens feitos exclusivamente para o uso dos pets, com sua primeira linha para esse mercado lançada ainda em 2017. Para a estreia dessa coleção, designers e veterinários trabalharam juntos para identificar o estilo de vida de cada família e dos animais de estimação que ali viviam, com o objetivo de oferecer produtos com design arrojado e características acolhedoras ao pet. Assim, a marca lançou vários itens como camas, brinquedos, arranhadores, coleiras, bolsas e outros.
Segundo dados do IBGE citados pela Habitus Brasil, em 2013 o país já possuía 52 milhões de cachorros e 22 milhões de gatos domesticados, sem contar outros animais de estimação. O elevado número de pets no país contribui para a sua posição de terceiro maior faturamento com o mercado pet do mundo de acordo com informações da Associação Brasileira de Indústrias de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet).
Quando se trata de móveis planejados para pets, é importante levar em consideração o comportamento do animalzinho e como ele se relaciona com o ambiente. De modo geral, materiais mais duradouros são os mais indicados para esse nicho de mercado. As propostas atuais têm buscado oferecer móveis cada vez mais integrados com o ambiente da casa, com os mesmos acabamentos e estilos de decoração. Nesse cenário, há ainda a tendência chamada Pet Style House, na qual o ambiente é pensado inteiramente para ser compartilhado entre humanos e animais, incluindo elementos que ambos os habitantes do local consigam utilizar.
Exemplos dessas tendências podem ser vistos nas casinhas para cachorros, que são totalmente personalizáveis e adaptáveis para ficarem próximas às pessoas. Mais um exemplo é a construção de estantes que podem ser utilizadas pelas pessoas e pelos pets. Ao mesmo tempo em que as pessoas podem guardar seus itens, os pets como gatos podem se esconder e brincar nos nichos e prateleiras dedicadas a eles. Pensar no mobiliário para o pet como parte do cenário é fundamental para criar itens que estejam alinhados com o ambiente, como um todo. Assim o pet ficará mais confortável, e poderá estar próximo do seu companheiro, seja no quarto, na sala ou outro ambiente.
Quando se trata de otimizar os móveis planejados pensando nos pets, o importante é sempre respeitar a necessidade e os gostos de cada animalzinho, seus hábitos e comportamentos descritos pelos donos. Há uma vasta capacidade de personalização, com inúmeros materiais, formas, tamanhos e cores que podem ser trabalhados para um resultado que vá além do esperado. Os pets e os donos ficarão encantados!
FONTE:
https://habitusbrasil.com/mercado-pet-ikea-moveis-caes-gatos/